mudança de hábito

Durante minha vida sempre fui razoavelmente saudável. Minha família tem uma alimentação saudável e todos fazem alguma forma de exercício, então essas coisas fazem parte da minha vida. Não posso negar que adoro comer porcaria e tenho preguiça de fazer exercício, mas procuro balancear a dieta e me exercitar com frequência, sem muita neura.

Bom, a vida era assim até minha filha nascer.

Eu comecei a amamentar e fui dominada por uma fome insaciável. Ao mesmo tempo comecei a emagrecer loucamente, mesmo comendo muito de tudo, inclusive porcarias. Pois vejam só, quando me dei conta disso eu resolvi tomar proveito da situação e passei a comer tudo o que eu queria na hora em que bem entendesse, sem consequências.

Daí o tempo foi passando, fui reduzindo a amamentação e mais ou menos depois de 1 ano e meio meu peso estabilizou. Nos meses que se seguiram até ganhei uns quilinhos, e mesmo assim ainda estava abaixo do meu peso de antes de engravidar. E então….engravidei de novo!

Não sei se vocês sabem, mas grávida engorda só de pensar em comida. E minha alimentação estava desregulada e eu estava descontrolada. Comecei a ganhar peso bem mais rápido do que eu deveria ou desejava e decidi que era hora de procurar um nutricionista.

Escrevi tudo isso só pra chegar nessa parte e fazer um desabafo.

Gente! Peguei meu plano na semana passada e na terça dessa semana que consegui começar (mil coisas e só consegui fazer compras segunda). Então, né? Hoje é apenas o quarto dia da minha reeducação, e eu já estou com vontade de comer todos os chocolates e as frituras do Brasil e do mundo. Não vou fazer isso porque tenho bom senso, mas confesso que estou preocupada com o fim de semana. Não quero ficar neurótica, mas não quero perder a linha. É tão difícil achar o ponto de equilíbrio, não?

 

menos é mais

 

Simplify // Purge // Organize:

para começar esse mês de maio e continuar pela vida:

 

Menos

Redes sociais – determinar horários e limites de tempo para checar as redes sociais, tanto no computador como no celular (principalmente no celular)

Celular – porque a maior parte do tempo em que estou no celular não estou fazendo coisas que realmente importam e meu tempo é limitado e precioso demais para gastar com coisas que não importam.

Exageros na alimentação – amanhã pego meu cardápio com a nutricionista e já sei que meu chocolate de todos os dias está fora. Não apenas pela recomendação dela, mas porque eu quero e preciso melhorar a qualidade e quantidade do que como.

Gastos – passamos um período de aperto e agora que a situação está estável demos uma relaxada. Quero voltar a controlar os gastos, até porque temos um segundo filho a caminho….

Desperdício – planejar as compras e as refeições. Consumir com consciência. Tentar gerar menos lixo.

 

Mais

Exercícios – tenho andado com a maior preguiça de ir na academia e faltado bastante. Preciso recuperar o ritmo.

Foco – não tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo, terminar o que começo e direcionar minha energia.

 

 

Minimalismo

Acredito que meu desenvolvimento pessoal tem tudo a ver com minimalismo, com simplificar a vida, com alimentação mais natural, com consumo consciente e com redução da quantidade de lixo que produzo.

Primeiro de tudo, eu preciso de ordem na minha vida.

Eu costumava ser uma pessoa bem organizada, mas com o passar do tempo fui ficando cada vez mais preguiçosa, mais desorganizada e mais procrastinadora.

Pra começar a organização, preciso destralhar. Repensar as coisas que tenho. Eu preciso mesmo de tanta coisa?

Ao mesmo tempo, fico querendo comprar coisas que eu realmente acho que podem me ajudar a melhorar minha vida (ex: iogurteira pra fazer iogurte natural em casa).

Tenho pensando muito sobre armário capsula também, depois quero escrever mais sobre o assunto.

Enfim, estou viva, bem e pretendo dividir algumas idéias aqui com mais frequência.

The Life Score Assessment

“Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”.

Essa frase é de autoria do físico irlandês William Thomson (também conhecido como Lord Kelvin). Eu concordo com ela e acredito que a gente precise de alguma medida para poder acompanhar os nossos resultados, pra saber se está realmente melhorando.

Estou procurando algumas formas de medir meu desenvolvimento pessoal, e eis que me deparei com uma ferramenta do Michael Hyatt chamada The LifeScore Assessment. Ela fornece uma forma de medir seu progresso em algumas áreas chave da vida.

Você seleciona as áreas que quer avaliar (intelectual, marital, vocacional, emocional, parental, advocacional, espiritual, física, social e financeira) e escolhe uma nota para cada uma delas, lendo uma série de declarações e escolhendo a que melhor te descreve. No fim a ferramenta calcula sua nota.

A minha foi 67 (a máxima é 120)

Ele apresenta também as notas por área, que vão de  1 a 12. Acredito que vendo as notas por área a gente consegue definir onde vai trabalhar mais.

Vou salvar minha avaliação e deixar um lembrete para refazer o teste daqui 6 meses para verificar meu progresso.

Você pode fazer a avaliação aqui.

@ematimofei:

 

Projeto Felicidade

Já que mencionei o livro, vamos falar (rapidamente) sobre ele:

A autora Gretchen Rubin tinha uma vida normal e feliz, mas começou a se questionar se era realmente feliz e decidiu fazer experimentos para alcançar seu potencial máximo de felicidade.

O que eu mais gostei é que o projeto dela não envolvia nada extremo, nenhuma mudança radical de vida e sim pequenos atos e atitudes incorporadas ao dia a dia.

Ela escolheu um tema para focar a cada mês do ano, com ações concretas para cada tema que se acumulariam ao longo do ano, criando novos hábitos que melhorassem sua vida e dos que estavam ao seu redor. Ela acompanhou o andamento das resoluções em uma planilha (que ela disponibiliza no site dela, aqui) e também criou alguns mandamentos e uma lista de “verdades monumentais” que são conclusões que ela chegou ao longo do projeto.

Eu, por enquanto, tenho 3 mandamentos:

  • Se tem algo a ser feito, faça
  • Se começou, termine
  • Não reclame

( Sim, os dois primeiros foram totalmente copiados inspirados no Santa Ajuda)

 

“Se você não gosta de algo, mude. Se não pode mudar, mude sua atitude. Não reclame” -Maya Angelou (fonte)

3, 2, 1, vai!

Olá mundo! Essa sou eu me expondo.

Eu preciso melhorar muitas coisas em mim e achei que a internet pode me dar uma mãozinha com idéias e até cobranças. Porque quando eu publicar terei que me comprometer e prestar contas, não é mesmo?

Um dia eu estava na academia, fazendo musculação e escutando o podcast da Gretchen Rubin e tive a ideia de criar um projeto para meu desenvolvimento pessoal (que nomeei de “Projeto Primavera” porque isso foi logo antes do começo da primavera e a estação tem toda a simbologia do renascimento, achei apropriado). Naturalmente comprei o livro dela (Projeto Felicidade) e comecei a ler, para tirar alguma inspiração.

Ao contrário do projeto dela, o meu projeto não está nem um pouco estruturado e esse até foi um dos motivos de eu começar a escrever esse blog: organizar as ideias e quem sabe receber algumas sugestões de como fazer isso dar certo.

Wise:
“Comece onde está. Use o que tem. Faça o que pode.” -Arthur Ashe (fonte)

Eu me interesso muito e consumo conteúdo relacionado à produtividade, organização e desenvolvimento pessoal. Mas não aplico na minha vida.

Eu estou ficando cada dia mais enrolada, preguiçosa, bagunceira e confusa. Eu deixo tudo pra depois, eu não faço as coisas, não termino o que começo, não cumpro prazos, eu não sou confiável, desperdiço tempo pra caramba e não foco no que é realmente importante. Mas eu não gosto de ser assim, sofro com isso e realmente acho que preciso e devo mudar. E também acho que é obrigação de todas as pessoas tentar sempre melhorar, todos os dias, até o fim da vida. Mas as vezes eu acho que estou piorando e não fazendo nada a respeito.

Bom, agora estou fazendo.

Some excellent advice to keep in mind each day. If I’ve learned one thing from being in business for 15+ years, it’s that things don’t happen if you sit around and wait for them.:
Se você está esperando pelo momento certo, é agora. (fonte)